Graduada em História (PUC-Rio), Especialista em Ação Educativa e Cultural em Museus (UNIRIO), Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (UFF), Mestra em Ciência da Informação (CNPq/IBICT-UFRJ) e Doutora em Educação (UFF). É Coordenadora Geral da Emabrinq Serviços e Brinquedos Educativos e responsável pela concepção e coordenação do Projeto Histórias de Pindorama.
Marcela Vigo é jornalista, formada pela PUC-Rio. É responsável pela divulgação, nas mídias impressas e digitais, de todas as atividades envolvendo o processo de produção do projeto e dos materiais educativos a ele relacionados. Colabora também no compartilhamento do material produzido pela equipe nas redes sociais do projeto Histórias de Pindorama.
Inês Dell Erba é jornalista, e atua na MVigo Assessoria de Comunicação, colaborando nas atividades de divulgação do projeto Histórias de Pindorama.
Gregorio Sebastian é produtor audiovisual e designer. Atua como web designer do Projeto Histórias de Pindorama e é o responsável pelo layout das páginas e canais do projeto Histórias de Pindorama, apoiando a produção de conteúdo para YouTube, Instagram e Spotify. A externa e a gravação dos áudios narrativos para o minidocumentário sobre a Independência do Brasil foram realizadas e produzidas em seu estúdio de gravação.
Priscila Iglesias é jornalista e fotógrafa. São suas as imagens que ilustram o livro digital Histórias de Pindorama: histórias, memórias e infâncias. São suas também as imagens captadas da equipe do projeto que aparecem tanto no minidocumentário sobre a Independência do Brasil como no site do projeto Histórias de Pindorama.
Raysa Louzada é formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Anhanguera/Niterói. É responsável pela MRS Assessoria Contábil, atuando no projeto Histórias de Pindorama como assessora contábil.
PROJETO PINDORAMA E INDEPENDÊNCIA (COLABS)
Graduada em Sociologia (UFF), Mestra em Ciências Jurídicas e Sociais (UFF). É Doutoranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação de Sociologia (UERJ) e Profa. de Sociologia do Ensino Médio/Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Pesquisadora e colaboradora no Projeto Histórias de Pindorama e Independência do Brasil.
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores (UERJ), com Pós-Graduação em Gestão Escolar na Modalidade Educação Básica (FFP/UERJ), em Alfabetização das Classes Populares (Educação/UFF) e Psicopedagogia (Faculdade Maria Thereza/Niterói). Integra o Corpo Docente do Segmento de Educação Infantil da Fundação Municipal de Educação de Niterói, atuando como Professora de Recursos no segmento da Educação Inclusiva. Nos projetos Pindorama e Independência do Brasil colaborou como pesquisadora no tema dos territórios das infâncias.
PROFISSIONAIS CONVIDADOS
CAIXA DA HISTÓRIA:
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Na frente: Inês, Marcela, Claudia, Nicolli e Pablo
Atrás: Gregorio, Priscila, Paulo, Deise e Evanildo
É músico e compositor. Sua produção musical voltada para as crianças é diversa e bem significativa. Faz o Papo Curumim pelo Instagram e é Coordenador da Rádio Butiá Brasil. É responsável pela trilha sonora do minidocumentário e do vídeo-livro, com a composição e execução das músicas: Peabiru, Biwá, Emi, Rudá, Moitirõ, Angá, Curumim, Ukebom e Tinunkiâ.
Pablo Vallejos é jornalista, fotógrafo, diretor de vídeo, escritor e professor. Doutorando e Mestre em Comunicação, especializado em Comunicação em Imagem, na PUC-Rio. Atua como vídeo maker e documentarista do projeto sobre a Independência do Brasil, responsável pela produção do minidocumentário e do vídeo-livro destinado às crianças e adolescentes.
Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário Plínio Leite. Formado em Desenho Artístico e em Técnica de Ilustração pelo SENAC/Niterói. Responsável pela criação dos seguintes logos: Histórias de Pindorama, Independência do Brasil, O Povo Brasileiro e A Revolta dos Malês. Criou a ilustração Histórias de Pindorama – biomas brasileiros para o site do Projeto e os cenários e pranchas de personagens para a Caixa da História Virtual: Independência do Brasil: a criação de uma nação.